TORTA DOCE DE INVERNO: RECEITAS DA SOBREMESA DE AQUECER O CORAÇÃO

TORTA DOCE DE INVERNO: RECEITAS DA SOBREMESA DE AQUECER O CORAÇÃO

A torta doce de inverno nos aquece muito quanto um café quentinho ou um chocolate quente

No inverno, nada melhor do que uma refeição quentinha. Depois daquela sopa ou caldinho tradicional, de um prato com massa ou até de uma salada de inverno, bate aquela vontade de uma sobremesa. Mas nesses dias de inverno não dá para contar com sorvete e muito menos para fazer aquele fondue de chocolate quente todos os dias.

Mas fique tranquilo! Antes de partir para mais um bolos de caneca, fique sabendo que você tem mais opções do que imagina! Uma torta doce de inverno usa ingredientes singulares da época e é perfeito para o clima frio. Sem contar que são deliciosos! Descubra na Receitas da Lu quais são as tortas doces de inverno que você precisa provar enrolado nas cobertas.

Tem tortas doces que ficam gostosas gelada, mas tem também torta doce que fica melhor quentinha durante o inverno

O que é uma torta doce de inverno?

Quando você imagina torta doce, o que vem na mente? Talvez uma torta de limão refrescante ou então uma torta alemã bem firme? Várias tortas doces não são frias à toa. Cremes de frutas e camadas de chocolate costumam precisar de um tempo na geladeira para ficarem sólidos e não desmanchar quando forem cortados. Em um país quente como o Brasil, essas opções de sobremesa fazem sucesso na maior parte do ano.

Porem, no inverno, o que funciona melhor são as tortas doces quentes que saem do forno direto para a mesa e nos aquecem por dentro. Mais populares em países mais gelados da América do Norte, essas receitas têm recheios e sabores que atuam melhor ainda mornos e que não ficam quebrados com o calor. Além disso, as tortas de inverno priorizam alimentos da estação que são mais acessíveis nesta época.

As melhores tortas doces de inverno para saborear

A torta de maçã é um prato tradicional do universo das tortas que pode ser servida quente ou fria

Torta de maçã

torta de maçã é um clássico das tortas doces com frutas de inverno e é bem naturalizado nos EUA com o nome de apple pie. O recheio é feito de maçã ralada, com açúcar, canela e um toque de suco de limão. Em cima vai uma parte cremosa feita com leite, gemas e baunilha para dar sabor.

Você pode complementar a torta de maçã de duas formas tradicionais. A primeira é com fatias de maçã fininhas lado a lado. A segunda é ao modo americano da apple pie, com tiras de massa por cima como uma rede. A torta de maçã pode ser servida tanto fria quanto morna, fica a escolha de cada um. No inverno, o ideal é tirar do forno, aguardar um pouco só para amornar e então servir. Assim ela fica na temperatura certa para consumir no inverno.

Se quiser uma torta de maçã diferente, experimente fazer ao estilo de torta de frutas invertida tradição da França. Como uma torta avessada, primeiro você coloca as maçãs cozidas na manteiga e no açúcar e depois cobre com a massa folhada. Após isso depois de assar, você desenforma de maneira que a fruta fique para cima.

Torta de abóbora

A torta de abóbora é famosa com seu nome em inglês pumpkin pie e é típica no outono e no inverno por ser a época de colheita do ingredientes principais. O recheio de abóbora leva ovo e leite condensado. Uma dica é aromatizar o recheio com especiarias, como canela, gengibre, noz-moscada ou cravo.

Por causa das gemas, a torta de abóbora necessita ser assada e depois gelada para melhor finalização. Mas essa torta fica mais gostosa no inverno quando aquecida. Então a dica é reaquecê-la no micro-ondas por até 30 segundos antes de comer.

Torta de pêssego


A torta de pêssego tem toda a abundância de suco dessa fruta em calda

Para quem gosta de uma torta doce bem suculenta, vale a pena saborear a torta de pêssego. A fruta é docinha e tem uma calda bem densa que entra no recheio. Para ficar mais encorpada, pode fazer um creme com iogurte ou leite.

Em cima do creme vão as fatias de pêssego em calda em formato de meia lua para ficar com aquela visão bem luminoso. Para dar aquele calorzinho também no sabor, um toque de canela cai muito bem.

Torta quente de abacaxi

O abacaxi pode ser uma fruta bem tropical, mas rende uma torta quente saborosa. Além de deliciosa, fazer uma torta quente de abacaxi é fácil. A massa da torta segue a receita padrão com farinha, ovo, fermento, açúcar e manteiga. Para rechear é só colocar abacaxi bem picado e polvilhar canela por cima. Se sobrar massa, corte tiras e adicione por cima em formato de rede. Assim que terminar de assar, é só servir essa delicia.

Tem outras receitas de torta de abacaxi deliciosas para o inverno. Uma delas é no formato de torta invertida, em que você coloca antes a calda de caramelo, depois as rodelas de abacaxi e só então entra a massa. Tudo é assado junto e ainda quente você desenforma e serve.

Torta de banana

A torta de banana tem um preparo diferente, mas um resultado saborosíssimo

Apesar de compartilhar o nome de torta doce, a torta de banana é bem diferenciada das demais. Em vez de ter uma massa no fundo e nos lados para sustentar o recheio, essa receita é feita em camadas. A primeira é de banana fatiada. Após você polvilha uma mistura de trigo, fermento, açúcar e canela em oura camada.

A última camada é de ovos batidos em neve. Repetindo as camadas até cobrir o tabuleiro e coloque no forno. Se quiser incrementar essa torta doce quente, assim que terminar de assar, separe a torta do forno, bote pedaços de chocolate por cima e volte ao forno por mais um minuto. Assim você terá uma deliciosa torta de banana com chocolate.

Torta de noz-pecã

Não são só as frutas que reluzem nas tortas de inverno. Nozes são saborosas nessa época do ano e ficam majestosas em uma torta doce. A torta de noz-pecã é mais uma torta doce de inverno internacional da América do Norte, com o nome de pecan pie, que nós somos capazes de apreciar no frio brasileiro.

O recheio dessa torta quente é mais descomplicado do que parece. em baixo vem a farinha, ovo, leite e manteiga dá a estrutura, o açúcar mascavo dá a cor e o sabor adocicado, e a noz-pecã entra por cima com todo o sabor e a textura que esse ingrediente tem. Você também pode experimentar esse tipo de torta com avelã ou noz.

Torta de café


A torta de café tem uma massa singular com chocolate e castanha

Para os adoradores de café, qualquer dia é dia de café. Porém um café quentinho nos dias de frio tem mais qualidade, ainda mais em uma forma de torta doce quente super saborosa.

A receita de torta de café tem um recheio de café com leite condensado para gerar um creme. Já a massa dessa torta tem dois toques especiais: chocolate e nozes. Os ingredientes fazem a massa mais escura e um sabor mais acentuado que fica incrível com o café.

Torta de pera

A pera e a maçã são frutas parecidas na textura e no sabor leve. Então não é uma surpresa que as duas possam servir de ingrediente para uma torta doce de inverno deliciosa. É por isso que vale a pena experimentar também uma torta de pera. Você pode fazer a torta de pera do mesmo jeito da base tradicional da torta de maçã, com a massa ao redor e um recheio com pedaços de um doce de pera cozida e fatias da fruta por cima.

Ou então pode investir no formato de camadas, começando com uma farofa de farinha de trigo e castanha e acompanhando com uma parte de fatias de pera com cravo. Depois acrescente mais da farofa e então finalize com ovo batido com leite. As duas opções são uma delícia tanto quente quanto fria.

 

Lu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.